Pastores

Pr. Carlos

Pr. Clemilton

27 de ago. de 2013

 Atos 16
1 Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. 
2 Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. 
3 Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego.
4 Nas cidades por onde passavam, transmitiam as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros em Jerusalém, para que fossem obedecidas. 
5 Assim as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número cada dia.

Timóteo é o primeiro da segunda geração mencionado no Novo Testamento. Sua mamãe Eunice e sua avó Loida (2Ti 1:5) converteram-se em crentes e fielmente influíram nele. Apesar de que o pai do Timóteo ao parecer não era cristão, a fé de sua mãe e de sua avó prevaleceram. Nunca subestime as conseqüências a comprido alcance de lhe ensinar a um menino a amar ao Senhor desde pequeno.

 Timóteo e sua mãe Eunice eram da Listra. Talvez Eunice ouviu pregar ao Paulo quando esteve ali durante sua primeira viagem missionária (14.6-18). Timóteo foi o filho de uma mãe judia e pai grego; para os judeus um mestiço como um samaritano. Daí que Paulo pede ao Timóteo que se circuncidasse para apagar algo do estigma que pudesse ter entre os crentes judeus, não o obrigaram a circuncidar-se (o concílio de Jerusalém o decidiu; capítulo 15) mas ele voluntariamente o fez para passar por cima de qualquer barreira que impedisse seu testemunho por Cristo. 
Às vezes precisamos ir além dos requisitos mínimos a fim de ajudar a nossa audiência a receber nosso testemunho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

2 Coríntios 3:6

VERSÍCULOS BÍBLICOS


1. Deus está cuidando de você

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:6-7