Joel 2.12-17
Convertam-se ao Senhor!
12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 E rasgai o vosso coração, e não as
vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é
misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e
se arrepende do mal.
14 Quem sabe se não se voltará e se
arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e
libação para o Senhor vosso Deus?
16 congregai o povo, santificai a
congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de
peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo.
17 Chorem os sacerdotes, ministros do
Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor,
e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam
escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
2.12-17 Este apelo para a mudança de coração foi iniciada pelo Senhor. Em face da calamidade, a única resposta eficaz era clamar ao Senhor Todo Poderoso.
2.13 Quando uma tragédia acontecia, o luto era feito em passar cinzas na cabeça, rasgar as roupas e vestir pano de saco. Deus advertiu o povo de que Ele não estava interessado em expressões exteriores, mas num coração quebrantado e contrito (1Sm 16.7)
2.13-14 O pecado entristece o coração de Deus; não é apenas uma quebra de regras. Deus busca o arrependimento e a restauração no relacionamento com Ele. Na sua soberania, o Senhor pode prover bênçãos nas situações mais trágicas e traumáticas (Rm8.28-30). Ao mencionar a oferta de cereias e de bebidas, o profeta indicou que é um privilégio e uma bênção adorar a Deus.
2.16 Todos deviam comparecer à assembléia sagrada para chorar e orar (v.17). Ninguém estava dispensado, nem os justificados como mães que amamentavam, crianças e os que estavam noivos. Foi exigido urgência expressa nas palavras.
2.17 Os sacerdotes deviam mostrar o caminho do arrependimento. O povo de Deus estava pedindo que os restaurasse e assim protegesse sua reputação entre as nações.
Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
2 Coríntios 3:6