Pastores

Pr. Carlos

Pr. Clemilton

26 de abr. de 2012

Jonas 2
 
A oração de Jonas

 1 Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus. 2 Ele disse: "Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor. Sl 120:1;
 3 Jogaste-me nas profundezas, no coração dos mares; correntezas formavam turbilhão ao meu redor; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim. Sl 42:7;
 4 Eu disse: Fui expulso da tua presença; contudo, olharei de novo para o teu santo templo.
 5 As águas agitadas me envolveram, o abismo me cercou, as algas marinhas se enrolaram em minha cabeça.
 6 Afundei até os fundamentos dos montes; à terra cujas trancas estavam me aprisionando para sempre. Mas tu trouxeste a minha vida de volta da cova, ó Senhor meu Deus!
 7 "Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo.
 8 "Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.
 9 Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor". Sl 50:14; Sl 50:23; Sl 116:17; Os 14:2; Hb 13:15; Sl 3:8;
 10 E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme. [Mt 12:40]; [Lc 11:29];

Estudo

1 Esta é uma oração de agradecimento, não uma petição de liberação. Jonás simplesmente estava agradecido de não haver-se afogado. Foi sacado de uma forma espetacular e o sobressaltava pensar que tinha escapado da morte. Até dentro do peixe, Deus escutou a oração do Jonás. Podemos orar em qualquer parte e a qualquer hora, que Deus nos ouvirá. Nosso pecado nunca é muito grande, nem nossa dificuldade muito imensa, para Deus.

1-7 Jonás disse: "Quando minha alma desfalecia em mim, lembrei-me do Jeová" (2.7). Freqüentemente fazemos o mesmo. Quando todo vai bem, tendemos a nos esquecer de Deus; mas quando não há esperança, clamamos ao. Este tipo de relação com Deus conduz a uma vida espiritual não muito firme, com altas e baixas. Um compromisso com Deus firme e diário promove uma sólida relação com O. Procure deus nas boas e nas más, e terá uma vida espiritual mas vigorosa.

2 Jonás fala de sua experiência no ventre do peixe como se tivesse estado morto já.

8 Nos enganamos quando vamos em detrás de algo que toma o lugar de Deus, o qual é vaidade porque resulta sempre em tolice e equivale a renunciar à misericórdia de Deus. Que nada tome jamais o lugar que Deus deve ocupar em nossa vida.

9 Obviamente Jonás não estava em posição de regatear com Deus. Por isso mas bem lhe deu as obrigado por lhe salvar a vida. Nossos problemas devem nos levar a nos agarrar de Deus, não a regatear com O para que nos tire da dor. Podemos elogiar e dar graças a Deus pelo que já tem feito por nós, e por seu amor e misericórdia.

9 Foi necessário um milagre de liberação para que Jonás fizesse o que Deus lhe tinha mandado. Como profeta, Jonás estava obrigado a obedecer a voz de Deus, mas tinha tratado de evitar suas responsabilidades. Esta vez prometeu cumprir seus votos. A história do Jonás começa com uma tragédia, mas pior tragédia tivesse sido se Deus o deixa seguir fugindo. Quando souber que Deus quer que você faça algo, não fuja. Possivelmente Deus não o detenha como o fez com o Jonás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

2 Coríntios 3:6

VERSÍCULOS BÍBLICOS


1. Deus está cuidando de você

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:6-7