Pastores

Pr. Carlos

Pr. Clemilton

11 de jul. de 2012


Culto 09/07/2012
Louvor e adoração
Louvor grupo de mulheres Rosa de Saron

Pregador: Pr. Carlos

Salmo 101.6
6 Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me  
    servirá.

Davi disse que manteria seus olhos nos fiéis da terra". Em outras palavras, escolheria como modelos e amigos a quem é verazes e piedosos. Nossos amigos e sócios têm uma profunda influência em nossa vida. Assegure-se em manter seu olhar nos que são fiéis a Deus e sua Palavra.

Deus te procura irmão.

Ser fiel (aquele que guarda fidelidade, que cumpre seus contratos: fiel a suas promessas, perseverante).

No ensinamento de Jesus, fiel é aquele que se mantém firme na fé (Mt 24,45; 25,21; Lc 12,42-46; 16,10-12). Sem essa perseverança, é impossível a salvação (Mt 24,13).

Deus procura homem fiel. Você está na presença de Deus.

Fidelidade - Qualidade ou caráter de fiel. 2. Semelhança entre o original e a cópia.
É alguém que não trai as pessoas em princípios, atitudes.

No mundo atual, não é fácil manter fidelidade, a natureza caída busca o prazer da carne.
Vigiai e orai porque a carne é fraca.

Marcos 10
45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por  
     muitos".

Este versículo não só revela o motivo do ministério do Jesus, mas também o fundamento de nossa salvação. Resgate era o preço a pagar pela liberdade de um escravo. Jesus pagou o resgate por nós, já que não podíamos pagá-lo. Sua morte nos liberou da escravidão do pecado. Os discípulos acreditavam que a vida e o poder do Jesus os salvaria de Roma; Jesus disse que sua morte os salvaria do pecado, uma escravidão maior que a de Roma. Em 1Pe 1:18-19 se fala mais sobre o recate que Jesus pagou por nós.

Mateus 26
41 "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".

Algumas  pessoas ainda dizem que não precisa se sacrificar, que não há necessidade.
Meu Deus é maravilhoso, criou coisas lindas para nosso usufruto.
Com Deus no coração, você não frequenta certos lugares que desagradam a Deus, você não aceita desonestidade, mentira, mal comportamento.

Confiança - Sentimento de quem confia. 2. Segurança íntima com que se procede. 3. Crédito, fé. 4. Boa fama. 5. Esperança firme. 6. Familiaridade. 7. Pop. Atrevimento.

Confiança (Jesus e os evangelhos.) Tradução dos termos gregos “pepoizesis” (derivado do perfeito “pepoiza” de “peizomai”, “afirmar-se em” e também “estar convencido de”) e “pistis” (ação de se fiar em alguém ou confiar nele). Ação de apoiar-se em Deus, mesmo em qualquer tipo de contrariedade (Mt 27,43).

Temos que mostrar confiança nEle. Acreditar nas suas palavras e nas suas promessas.
O homem fiel mostra que as pessoas podem confiar nele.

Você é digno de confiança?

II Coríntios
16 Alegro-me por poder ter plena confiança em vocês.

Apresente-se com caráter e confiança, servo de Deus.

Honestidade - Qualidade de honesto. 2. Honradez, probidade. 3. Decoro. 4. Castidade, pudor, recato.

Você que serve ao Senhor, não pode mentir, roubar, enganar, matar.
Os olhos estão voltados para seu testemunho.

1Pedro 2
12 Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal,  
      observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

O conselho do Pedro se assemelha ao do Jesus em Mat 5:16 : se sua conduta for irrepreensível, inclusive os inimigos terminarão elogiando a Deus. Os leitores do Pedro foram pulverizados entre quão gentis eram propensos a acreditar mentiras perniciosas a respeito dos cristãos. A conduta atraente, afável e íntegra dos cristãos pôde mostrar que esses rumores eram falsos e até conseguiu ganhar alguns dos críticos levando-os a Cristo. Não descarte às pessoas porque não entendem o que é o cristianismo; mas bem lhes mostre a Cristo em sua vida. Pode chegar o dia em que quem o critica elogiarão a Deus junto a você.

Mostre seu caráter em Cristo.
Fora dos caminhos de Deus, caímos em tentação.
Viva entre os pagãos, mas sejam honestos.
Leve uma vida fiel a Deus. Uma vida íntegra.

Integridade - Qualidade do que é íntegro. 2. Inteireza moral, retidão, imparcialidade. 4. Inocência. 5. Virgindade.

Ser íntegro é ser servo de Deus, é seguir suas palavras.

Jó 27
 6 Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não  
    me repreenderá.

Em meio de todas as acusações, Jó foi capaz de declarar que sua consciência estava poda. Só o perdão de Deus e uma determinação a viver uma vida reta diante Do podem produzir uma consciência limpa. Quão importante chegou a ser sua folha de vida quando estava sendo acusado. Ao igual a Jó, não podemos declarar que não pecou em nossa vida, mas sim podemos declarar que temos vistas perdoadas. Quando confessamos nossos pecados a Deus, somos perdoados e podemos viver com consciências podas.

Jó tinha motivos para perder seu caráter, mas foi fiel até o fim.
Sejamos como Jó, que foi íntegro, não sucumbiu.
Mantenha sua integridade para Deus te abençoar.
Sem integridade o homem não merece confiança.

Jesus quer te resgatar.

Lealdade - Qualidade de leal; fidelidade. 2. Ação leal.

Quando você decide ter uma vida leal com Jesus, você se dedica a Ele, você se torna uma pessoa fiel.
Siga Jesus.

Rute 1
16 Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe.  
    Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu  
    Deus!

A presença viva de Deus em uma relação supera as diferenças que de outro modo criam divisão e desarmonia
Rute era uma moabita, mas isso não lhe impediu de adorar ao Deus verdadeiro, nem tampouco impediu Deus de aceitar sua adoração e enchê-la de grandes bênçãos. Deus não amava unicamente aos judeus. Deus escolheu aos judeus como instrumento para que o resto do mundo o conhecesse.
Isto se cumpriu quando Jesus nasceu como judeu. Através dEle, todo mundo pode conhecer Deus.

"Deus não faz acepção de pessoas, mas sim em toda nação se agrada do que lhe teme e faz justiça". Deus aceita a todos os que o adoram; atua através das pessoas sem importar raça, sexo ou nacionalidade. O livro do Rute é um exemplo perfeito da imparcialidade de Deus. Embora Rute provinha de uma raça frequentemente desprezada pelos israelitas, foi benta por sua fidelidade. Chegou a ser a bisavó do rei Davi e um antepassado direto do Jesus.

A fidelidade a uma pessoa é um compromisso, honrar uma pessoa é ser fiel a ela.
Deus não aceita compromisso pela metade. Deus quer você por completo.
Não cumprir a palavra é ficar em cima do muro e esse reino não pertence a Deus.
Sirva Deus de coração e por inteiro.

Mateus 5
37 Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".

Os votos e os juramentos eram comuns, mas Jesus disse a seus seguidores que não deviam jurar, que sua palavra devia bastar. Lhes conhecer como pessoas de palavra? A veracidade parece ser algo tão estranho que sentimos que devemos finalizar nossa declaração com um "eu juro". Se dissermos sempre a verdade, não teremos necessidade de respaldar nossas palavras com uma promessa ou juramento.

Para aparecer o homem vai a público, mas para pregar sente vergonha e some.
Sua palavra tem que ser firmada na sua lealdade a Cristo, tem que ser confiável.

Modelos de fidelidade

1 Coríntios 11
1 Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Por que diz Paulo: "Sigam meu exemplo"? Ele não era arrogante, não se acreditava uma pessoa sem pecado. Neste momento, os crentes em Corinto não sabiam muito a respeito da vida e o ministério de Cristo. Paulo não podia lhes dizer que imitassem a Cristo porque os evangelhos ainda não tinham sido escritos, portanto não tinham idéia de como era Jesus. A melhor maneira de guiar a estes novos cristãos era lhes mostrando a um Cristo em quem confiassem (vejam-se também Gal 4:12; Phi 3:17; 1Th 1:6; 1Th 2:14; 2Th 3:7, 2Th 3:9). Paulo esteve em Corinto quase dois anos e pôde estabelecer uma relação de confiança com muitas destas pessoas.

Jesus maior exemplo de fidelidade.

2 Coríntios 8
9 Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

Não há evidência de que Jesus fora mais pobre que muitos palestinos do primeiro século, mais ainda, O se fez pobre ao ceder seus direitos como Deus e converter-se em um ser humano. Em sua encarnação, Deus voluntariamente se converte em homem: uma pessoa totalmente humana, Jesus do Nazaret. Como homem, esteve sujeito a espaço, tempo e a todas as demais limitações humanas. Não perdeu seu poder eterno ao converter-se em homem, mas sim pôs a um lado sua glória e seus direitos (veja-a nota a Phi 2:5-7). Em resposta à vontade do Pai, limitou seu poder e conhecimento. Cristo se converteu em "pobre" quando se fez humano, porque abandonou muitas coisas. Entretanto, com isso nos fez "ricos" porque nós recebemos salvação e vida eterna.
O que fez a humanidade do Jesus única foi sua liberdade do pecado. Em sua completa humanidade, podemos ver cada aspecto do caráter de Deus expresso em termos humanos. A encarnação se explica com maior amplitude nas seguintes passagens bíblicas: Joh 1:1-14; Rom 1:2-5; Phi 2:6-11; 1Ti 3:16, Hb 2:14; 1Jo 1:1-3.

Você deve ser rico em palavra, em sabedoria no poder do Espírito Santo.
Jesus abriu mão da sua riqueza. Ele disse: aquele que amar outro mais que a mim, não é digno de mim.
Jesus não abandona os seus, nunca. Creia e não olhe para trás.
Ele é o maior tesouro.
Irmão, ABRA MÃO DE VOCÊ PARA CRISTO.

Atos 21
10 Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo. At 11:28;
11 Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: "Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’ ". At 21:33; At 20:23; [At 9:16]; [2Co 11:23];
12 Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém. [At 20:16]; [At 21:4];
13 Então Paulo respondeu: "Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus". At 20:24;

Quinze anos antes Agabo predisse a fome em Jerusalém (11.27-29).
Paulo sabia que o encarcerariam em Jerusalém. Seus amigos lhe rogaram que não fora, mas ele sabia que tinha que fazê-lo porque Deus assim o queria. A ninguém gosta de enfrentar dificuldades nem sofrimentos, mas um discípulo fiel quer sobre todas as coisas agradar a Deus. Nosso desejo de agradá-lo poderia obscurecer nosso desejo de evitar as dificuldades e sofrimentos. Quando na verdade queremos fazer a vontade de Deus, devemos aceitar tudo o que isto envolve, inclusive a dor. Logo podemos dizer com o Paulo: "Faça-a vontade do Senhor".

Temos que estar prontos para receber Jesus.

Você quer ser fiel a Deus?
Então abra mão de ser vocês mesmos.
Não faça coisas erradas.
A verdadeira igreja serve Jesus.

Provérbios 19
17 Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. [Mt 25:40]; [Lc 6:38];

Aqui Deus se identifica com o pobre, igual a Jesus o faz em Mat 25:31-46. Como nosso Criador, Deus nos valoriza, sem importar se formos ricos ou pobres. Quando ajudamos aos pobres, mostramos honra tanto ao Criador como a sua criação. Deus aceita nossa ajuda como se a tivéssemos devotado diretamente a Ele.

Provérbios 21
13 Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta. [Jó 29:12];

Deveríamos trabalhar para satisfazer as necessidades dos pobres e proteger os seus direitos. Algum dia possivelmente necessitemos desses serviços.

Ajude seu irmão, sirva a Deus, faça a obra do Senhor conforme a vontade dEle.

Jesus quer que você coopere com os outros , irmão ajude os outros.
Ajude. Não se omita.
Deus sabe tudo.
Deus provém as nossas necessidades.
Deus nos abençoa, então devemos abençoar.
Sejam fiéis a esse Deus.

Filipenses 2
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, Mt 11:29; Jo 13:15; 1Pe 2:21; 1Jo 2:6;
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 2Co 4:4; Cl 1:15; Hb 1:3; [Hb 5:8];
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Sl 8:5; Mt 20:28; Jo 13:14; [Mc 10:45]; [Lc 22:27]; [Lc 24:26]; [Hb 2:9]; [Hb 2:14]; [Hb 2:17]; [Hb 4:15];
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Hb 2:14; Hb 2:17; Hb 4:15; Hb 2:9; Hb 12:2; [Is 50:5];

Jesus Cristo era humilde, disposto a negar seus direitos, a fim de obedecer a Deus e servir às pessoas. Como Cristo, devemos ter uma atitude de servo e servir por amor a Deus e aos outros, não por temor ou sentimentos de culpa. Pense, você pode escolher sua atitude. Pode aproximar-se esperando ser servido ou pode procurar a oportunidade de servir a outros. Veja-se Mar 10:45 para aprofundar mais na atitude cristã de servo.
O Filho de Deus, que voluntariamente adotou um corpo e uma natureza humana. Sem deixar de ser Deus, converteu-se em um ser humano, o homem chamado Jesus. Não renunciou a sua identidade para converter-se em humano, mas sim deixou a um lado o direito a sua glória e seu poder. Em submissão à vontade do Pai, limitou seu poder e seu conhecimento. Jesus do Nazaré estava sujeito a lugar, tempo e a muitas outras limitações humanas. O que fez única sua humanidade foi sua liberdade do pecado. Em sua completa humanidade, Jesus nos mostrou tudo o que pode expressar-se, em termos humanos, relacionado ao caráter de Deus.
A morte na cruz (crucificação) era a forma de castigo capital que os romanos usavam contra os criminosos notórios. Era extremamente dolorosa, humilhante. Os prisioneiros eram cravados ou atados à cruz e abandonados até morrer. A morte podia prolongar-se por vários dias e pelo geral vinha por sufocação, quando o peso do corpo debilitado fazia cada vez mais e mais dificultosa a respiração. Jesus morreu como um maldito (Gal 3:13). Que admirável é pensar que o homem perfeito morreu na forma mais vergonhosa, para que não tenhamos que enfrentar o castigo eterno!

Ele abriu mão da sua glória, Ele sendo Deus. Por amor a seu povo, para pagar o preço por nossos pecados.

Marcos 10
45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Jo 13:14; Fp 2:7; Ef 1:7; Cl 1:14; 1Tm 2:6; Tt 2:14;

Este versículo não só revela o motivo do ministério do Jesus, mas também o fundamento de nossa salvação. Resgate era o preço a pagar pela liberdade de um escravo. Jesus pagou o resgate por nós, já que não podíamos pagá-lo. Sua morte nos liberou da escravidão do pecado. Os discípulos acreditavam que a vida e o poder do Jesus os salvaria de Roma; Jesus disse que sua morte os salvaria do pecado, uma escravidão maior que a de Roma.

Você ouviu falar de tudo o que Jesus fez para nos salvar.

Você está disposto a abrir mão das coisas que não agradam a Deus?
O pensamento de Deus é um só.
Jesus quer você com Ele.

João 13
4 assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.
5 Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.

Jesus foi o servo modelo e mostrou sua disposição de serviço a seus discípulos. Lavar os pés dos hóspedes era uma tarefa que devia levar a cabo um servente da casa quando chegavam os convidados. Mas Jesus colocou uma toalha à cintura, do modo que o faria o mais humilde dos escravos, para logo lavar e secar os pés de seus discípulos. Se inclusive Ele, Deus feito carne, está disposto a servir, nós seus seguidores também devemos ser servos, dispostos a servir de qualquer modo que glorifique a Deus.

Tente fazer o que Jesus fez nesta terra.

Filipenses 3
7 Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mt 13:44;
8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo Is 53:11; Jr 9:23; Jo 17:3; Cl 2:2;

Quando Paulo falou de seu "ganho", referia-se a seus créditos, estudos e êxitos. Depois de mostrar que podia superar aos judaizantes em seu próprio jogo (pelo orgulho do que era e do que tinha conseguido), indica-lhes que estão no jogo equivocado. Tome cuidado ao considerar seus lucros do passado tão importantes que o separem de sua relação com Cristo.
Depois que Paulo considerou tudo o que tinha obtido na vida, manifesta que nada disso tinha valor, quando se comparava com o conhecimento de Cristo. Esta é uma declaração profunda a respeito dos valores: a relação de uma pessoa com Cristo é mais importante que qualquer outra coisa. Conhecer cristo deve ser nossa meta final. Considere seus valores.

Só Jesus pode nos mudar.
Ele é o maior exemplo.
Se manifestou nesta terra humildemente.
Era cheio de PAZ.
Os judeus o rejeitaram e os romanos o crucificaram.
Hoje ainda existem pessoas que não o aceitam, que o rejeitam.
Abra seu coração, volte para Jesus.
Sirva e siga Jesus.

Salmos 16
3 Quanto aos fiéis que há na terra, eles é que são os notáveis em quem está todo o meu prazer.

O prazer de Deus está em você.
Entregue sua vida ao Senhor.
A mudança é graduada.
Deixa Deus ser teu Senhor e Salvador.


Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

2 Coríntios 3:6

VERSÍCULOS BÍBLICOS


1. Deus está cuidando de você

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:6-7