Pastores

Pr. Carlos

Pr. Clemilton

15 de mai. de 2012


Culto dia 14/05/2012
Pregador: Pastor Carlos
Louvor – pastor Carlos e irmão Ivanildo.

Homenagem do grupo de jovens Sol da Justiça as mães.
- Leitura de mensagem – Luma Loureiro
- Leitura de mensagem – Aleander Víctor
- Louvor – Mãe – Carla Millena

Homenagem do Grupo de Mulheres as mães.
- Apresentação louvor/mensagem para mães.


Leitura da Bíblia.
Juízes 4.1-6
1 Depois da morte de Eúde, mais uma vez os israelitas fizeram o que o Senhor reprova.
 2 Assim o Senhor os entregou nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. O comandante do seu exército era Sísera, que habitava em Harosete-Hagoim.
3 Os israelitas clamaram ao Senhor, porque Jabim, que tinha novecentos carros de ferro, os havia oprimido cruelmente durante vinte anos.
 4 Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote, liderava Israel naquela época.
 5 Ela se sentava debaixo da tamareira de Débora, entre Ramá e Betel, nos montes de Efraim, e os israelitas a procuravam, para que ela decidisse as suas questões.
 6 Débora mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, de Quedes, em Naftali, e lhe disse: "O Senhor, o Deus de Israel, lhe ordena que reúna dez mil homens de Naftali e Zebulom e vá ao monte Tabor.
 7 Ele fará que Sísera, o comandante do exército de Jabim, vá atacá-lo, com seus carros de guerra e tropas, junto ao rio Quisom mulher, e os entregará em suas mãos".
 8 Baraque disse a ela: "Se você for comigo, irei; mas, se não for, não irei".
 9 Respondeu Débora: "Está bem, irei com você. Mas saiba que, por causa do seu modo de agir, a honra não será sua; porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher". Então Débora foi a Quedes com Baraque,

O Israel pecou "ante os olhos do Jeová". Nossos pecados nos danificam tanto a nós como a outros, mas tudo pecado vai finalmente contra Deus porque fazemos caso omisso de seus mandamentos e sua autoridade sobre nossas vidas. Quando Davi confessou seu pecado orou: "Contra ti, contra ti solo pequei, e tenho feito o mau diante de seus olhos". O reconhecer a seriedade do pecado pode ser o primeiro passo para tirar o de nossas vidas.

Nada mais se sabe sobre o rei Jabín. Anos antes Josué tinha derrotado a um rei com esse nome e queimado até a terra a cidade do Hazor . Ou a cidade tinha sido reconstruída já nesta época, ou Jabín esperava reconstrui-la.
Esta é a única vez durante o período dos juízes quando os inimigos dos israelitas saíram de sua própria terra. Os israelitas não tinham expulso a todos os cananeos e estes se reagruparam e tentavam recuperar o poder que tinham perdido. Se os israelitas tivessem obedecido a Deus em primeiro lugar e tivessem expulso aos cananeos da terra, este incidente não teria ocorrido.

Os carros eram os tanques do mundo antigo. Feitos de ferro ou madeira, eram atirados por um ou dois cavalos e eram as armas mais temidas e capitalistas da época. Alguns destes carros até contavam com cuchillas afiadas que saíam das rodas para mutilar aos soldados indefesos. O exército cananeo contava com novecentos carros de ferro. Israel não era tão capitalista para derrotar um exército tão invencível. portanto, Jabín e Sísara não tiveram problema para oprimir ao povo, até que uma mulher fiel chamada Débora clamou a Deus.

Depois de vinte anos de circunstâncias insuportáveis, os israelitas finalmente clamaram a Deus por ajuda. Mas Deus deveria ser o primeiro que procuramos quando enfrentamos a problemas ou dilemas. Os israelitas decidiram fazer as coisas a sua maneira e se meteram em problemas. Frequentemente nós fazemos o mesmo. Tratar de controlar nossas próprias vidas sem a ajuda de Deus frequentemente nos leva a dificuldades e confusão. Ao reverso, quando estamos em contato diário com Deus estamos menos propensos a nos criar situações dolorosas. Esta é uma lição que os israelitas nunca aprenderam completamente. Quando chegam os problemas, Deus quer que recorramos ao em primeiro lugar, procurando sua fortaleza e guia.

Depois de vinte anos de circunstâncias insuportáveis, os israelitas finalmente clamaram a Deus por ajuda. Mas Deus deveria ser o primeiro que procuramos quando enfrentamos a problemas ou dilemas. Os israelitas decidiram fazer as coisas a sua maneira e se meteram em problemas. Frequentemente nós fazemos o mesmo. Tratar de controlar nossas próprias vidas sem a ajuda de Deus frequentemente nos leva a dificuldades e confusão. Ao reverso, quando estamos em contato diário com Deus estamos menos propensos a nos criar situações dolorosas. Esta é uma lição que os israelitas nunca aprenderam completamente. Quando chegam os problemas, Deus quer que recorramos ao em primeiro lugar, procurando sua fortaleza e guia.

Era Barac um covarde ou necessitava ajuda? Não conhecemos o caráter do Barac, mas na Débora vemos o caráter de uma grande líder, a que se fez cargo como Deus o ordenou. Débora disse ao Barac que Deus estaria com ele na batalha, mas isso não foi suficiente para o Barac. O queria que Débora fora com ele. O requerimento do Barac mostra que seu coração confiava mais na força humana que nas promessas de Deus. Uma pessoa com uma fé real parte às ordens de Deus, mesmo que tenha que fazê-lo sozinha.

Quando foi a última vez que Deus me mostrou que havia algo mau em minha vida e tomei medidas imediatas, embora dolorosas, para corrigir o engano?
Quando foi a última vez que pedi a Deus que me mostrasse como podia utilizar O algo único que há em mim (como usou o fato de que Aod fora canhoto)?
Quando foi a última vez que fiz um plano para obedecer a Deus em alguma parte específica de minha vida e logo o levei a cabo?
Quando foi a última vez que minha vida foi um exemplo de obediência a Deus para outros?
Os inimigos aos que nos enfrentamos são tão reais como os do Aod, mas pelo general se encontram dentro de nós. As batalhas que brigamos não são contra outras pessoas a não ser contra o poder do pecado.

Necessitamos a ajuda de Deus para combater o pecado. Também precisamos recordar que O já ganhou a batalha. O venceu ao pecado na cruz de seu Filho Jesus. Sua ajuda é a causa de cada êxito e seu perdão é suficiente para cada fracasso.

Deus quer a sua obediência.
Seja firme, confia no teu Senhor, ele tudo pode.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

2 Coríntios 3:6

VERSÍCULOS BÍBLICOS


1. Deus está cuidando de você

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:6-7