Pastores

Pr. Carlos

Pr. Clemilton

2 de mai. de 2012


Culto dia 29/04/2012
Louvor e adoração (levitas: Thaís, Vanessa e missionária Michelle)

Leitura da Bíblia: 

Provérbios 3.9-10
  9 Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações;
 10 os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris
transbordarão de vinho.

Pregação: O novo Começo
Pregador: Pastor Carlos

Lucas 15.1-19
A parábola da ovelha perdida
 1 Todos os publicanos e "pecadores" estavam se reunindo para ouvi-lo. 2 Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: "Este homem recebe pecadores e come com eles".
 3 Então Jesus lhes contou esta parábola: 4 "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? 5 E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros 6 e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida.  7 Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".
A moeda perdida
 8 "Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? 9 E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. 10 Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".
O filho perdido
 11 Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos. 12 O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 13 "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. 14 Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. 16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
 17 "Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.

A palavra fala acerca do pai do céu. Jesus fala por parábolas sobre os perdidos, os publicanos e pecadores. Essas pessoas queriam ouvir a Jesus, queriam uma nova vida. Jesus não era seita, Jesus não era religião.
Jesus era um homem que dava as pessoas rejeitadas uma nova oportunidade de uma vida renovada. Ele era recriminado, pois os fariseus se incomodavam com Ele por Ele está perto dos pecadores. Os fariseus se cuidavam muito para manterem-se limpos (conforme a Lei do Antigo Testamento), e não aceitavam que Jesus se misturasse aos leprosos.
Jesus oferece salvação aos pecadores e mostrar que Deus os ama. Jesus não se alterou com as acusações que lhe fizeram. Em troca, seguiu em busca de quem o necessitava sem lhe importar sua pecaminosidade e o efeito que poderia causar em sua reputação.
ALELUIA por Jesus ter descido para nos livrar.
Na maioria dos casos é mais fácil você esquecer uma pessoa e manter o que restou do que você ir atrás daquela que desaparecida. Mas Jesus não desiste de ninguém, Ele vai atrás da ovelha perdida, por que estava em perigo. O mundo é uma armadilha.
Teu Deus te valoriza, desce na presença do Teu Deus. O amor de Deus por cada pessoa é tão grande que busca a segurança de cada uma e se regozija quando a "encontra". Deus procura os perdidos.
Você tem a vida do seu irmão em tuas mãos, essa vida deve valer mais do qualquer bem material.
Os anjos fazem festa quando um pecador se arrepende.
Cada pessoa é importante para Deus, cada um tem seu devido valor no Reino dos Céus.
As mulheres palestinas recebiam dez moedas de prata como presente matrimonial. Estas moedas tinham um valor sentimental semelhante ao anel de bodas e perder uma era muito desesperador. Assim como a alegria que significaria para uma mulher achar a moeda ou o anel extraviado, também os anjos se regozijam quando um pecador se arrepende.
A herança, na maioria dos casos, recebiam-na ao pai morrer. O que não é usual aqui é que o filho menor iniciasse a divisão dos bens. Mostrava assim falta de respeito à autoridade de seu pai como cabeça da família.
É um clássico exemplo de endurecimento de coração. Você vem de Jesus, quando se afasta dele é por que queres viver de outra maneira diferente da vida que Deus quer para você.
De acordo à Lei do Moisés, os porcos eram animais imundos. Isto significa que não se podiam comer nem usar em sacrifícios. Para proteger-se da contaminação, os judeus nem sequer ousavam tocá-los. Para um judeu parar-se diante de porcos que se alimentavam era uma grande humilhação e para este jovem comer o que os porcos deixavam era uma degradação que ia além do acreditável. O filho menor realmente chegou ao mais baixo.
O homem se afasta e não raciocina espiritualmente, toma decisão precipitada. Peca constantemente. É rebelde e imaturo, desejava ser livre para viver o seu desejo.
Quando chega ao fundo do peço é que recupera o sentido e analisa a situação. Deus é o único caminho.
Não perca sua consciência, detenha-se e olhe antes de tocar fundo, salve-se e evite a sua família uma dor maior.
Teu Deus não obriga ninguém a ficar com Ele.
Quando satanás caiu, Deus fez um projeto de vida. A sua vida, para amá-lo e adorá-lo, louvando sempre.

Os que procuravam deram tudo de si para encontrar a moeda e a ovelha que não poderiam voltar sozinhas.
O pai esperava, enfrentava-se a um ser humano com vontade própria, mas estava seguro que seu filho voltaria.
Deus tem um amor fiel para você. Te espera com paciência. Deus procura e acha pecadores, sem importar o porquê se perderam.
Quando você fizer coisas erradas, você lembrará desse Deus vivo.
Deus concedeu o livre arbítrio à você. Ele não interfere na sua decisão. Não obriga você a aceitá-lo, deixa você tomar a decisão.

A ovelha se perdeu porque vagou negligentemente.
A moeda se perdeu sem que tivesse culpa nisso.
O filho se deixou levar por seu egoísmo.
 O amor de Deus é tremendo.

Provérbios 14.12
Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.

O caminho do mundo conduz a morte.
Veja qual caminho você está indo? Pode até achar que é o caminho certo, mas leva a morte.
Leia a palavra de Deus, ele te guia, te orienta a seguir o caminho certo.
Não pegue sua parte na herança e acabe com seu tesouro (bebedeira, festa, prostituição), se acostumando a uma vida fácil e vazia, sem retorno.
Você só valerá algo para o mundo se tiver alguma coisa a oferecer, para Deus você vale muito e precisa ser só você.
Sempre que se afasta de Deus, você cai. Não se aproxime de Deus com palavras bonitas e atitudes diferentes. Jesus tem alternativa de vida nova para você.
Não queira mudança sem compromisso.

O pecador deu o 1º passo para se redimir com seu pai. Ele viu o que é a realidade de vida sem Deus.
Como Jesus, devemos aceitar os arrependidos de todo coração e lhes apoiar com alegria para que cresçam em Cristo.
 Se se negar a perdoar, perdera-se uma maravilhosa oportunidade de experimentar gozo e comunhão com outros. Faça que seu gozo cresça: perdoe a alguém que o tenha ferido.

Dê o 1º passo de Fé para Jesus.
Percebe que a vida vazia sem Jesus leva a morte.
O arrependimento gera mudança.
Não confunda remorso com arrependimento.
Remorso: Você tem remorso por ter cometido algo errado, mas torna a repetir o mesmo erro.
Arrependimento: Você se arrepende e Não torna a repetir o mesmo erro.

Hebreus 4.16
Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

Você pode se chegar com confiança no trono de Deus que ele vai te socorrer com amor.
Deus sabe seu valor.
Volta para casa de Deus, não deixa o orgulho te consumir. Deus perdoa os arrependidos de coração.
Perdoa, ama. Pare de gritar e agredir teus entes queridos, amigos arrependidos. Lá fora satanás está ativo, ele usa meios fáceis para seduzir os perdidos.
Estabeleça um vínculo com os arrependidos.
Mostra que teu Deus age na tua vida.
Não olhe para o lado e não se incomode com as críticas. Teu Deus é contigo.
Quando estamos debaixo do Governo de Deus, somos parte de um Reino de paz, amor e comunhão.
Se teu irmão perdido te procurar, o aceite, ame-o e perdoe.
Se você acha que é pouco o que satanás faz da tua vida, reconheça que errou e volta para Deus.
Teu Deus te aceita como você é e te transforma.
Volte.
Volte para Deus para ter uma mudança.
Quer uma vida transformada, volte para Deus.
Quer uma família abençoada, volte para Deus.
Quer um trabalho abençoado, volte para Deus.
Deus não vai jogar na tua cara teus pecados. Ele colocará teu nome no livro da vida e te chamará de MEU FILHO.
Volte para Deus, honre, glorifique, obedeça e ame verdadeiramente.
Deixa Jesus te usar e mudar tua vida. Te levar para casa e fazer uma festa contigo.

Ame.
Venha para o Pai.
O Pai te espera.
Mude sua vida, se torne filho do Rei, surpreenda o Senhor.
Na casa do Pai tem espaço para você.
Não retarde tua benção. Volta.

Amém.



2 comentários:

  1. Jesus, que culto abençoado. Devemos perdoar sem guardar mágoa de ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Amém. Que Deus abençoe essa igreja. Muito tem me ajudado na caminhada em busca de Jesus.

    ResponderExcluir

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

2 Coríntios 3:6

VERSÍCULOS BÍBLICOS


1. Deus está cuidando de você

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:6-7